domingo, 21 de fevereiro de 2016

Piano de Gatos


O "piano de gatos" (ou “cat organ”) é um suposto instrumento musical, que consistia em uma linha de gatos fixos nesse aparato com suas caudas estendidas para debaixo do teclado, de modo que eles gritavam de dor quando o (a) idiota pressionava as teclas que beliscavam essas suas partes.

Os infelizes bichanos seriam organizados de acordo com o tom de suas vozes (ou miados?). Não há registro oficial de um "cat organ" sendo construído, mas é descrito na literatura como um conceito bizarro.

Diz a lenda que este instrumento "musical" louco foi projetado em 1650 por Athanasius Kircher, um estudioso alemão do século 17.

O piano foi projetado para elevar os espíritos de um príncipe italiano que foi muito estressado. O músico iria selecionar os gatos cujas vozes seriam em diferentes tonalidades (?) e então organizá-los de acordo com a escala musical. E, depois, dá-lhe puxões afiados nos rabos dos gatos.

Em seu livro, "Musiciana, Descriptions of Rare or Bizarre Inventions" (1877), Jean-Baptiste Weckerlin descreve como:

"Quando o rei de Espanha Felipe II estava em Bruxelas em 1549 visitando seu pai ... regozijaram-se ao ver uma procissão completamente singular ... O mais curioso [parte do qual] era ... uma carruagem que transportava a música mais singular que se pode imaginar ...

Um urso que tocava órgão que, ao invés de tubos, tinha dezesseis cabeças de gato cada um com seu corpo confinado, com as caudas amarradas como cordas de piano .... Se uma das teclas fosse pressionada no teclado, a cauda correspondente seria puxada com força e se produzia um miado lamentável.

Esta orquestra abominável estava instalada dentro de um teatro onde os macacos, lobos, veados e outros animais dançavam ao som dessa música infernal."


Fonte: The Oddment Emporium

Um comentário:

Ana Cláudia Marques disse...

Santo Deus, isso é coisa de tarado! Coitados dos bichos. :(