quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Caboclo d'Água

O Caboclo d'Água é um ser mítico, defensor do Rio São Francisco, que assombra os pescadores e navegantes, chegando mesmo a virar e afundar embarcações. Para esconjurá-lo, os marujos do São Francisco fazem esculpir, à proa de seus barcos, figuras assustadoras chamadas carrancas. Outros lançam fumo nas águas para acalmá-lo. Também são cravadas facas no fundo de canoas, por haver a crença de que o aço afugenta manifestações de seres sobrenaturais.

Os nativos o descrevem como sendo um ser troncudo e musculoso, de pele cor de bronze e um unico, grande olho na testa. Apesar de seu tipo físico, o Caboclo d'Água consegue se locomover rapidamente. Apesar de poder viver fora da água, o Caboclo d'Água nunca se afasta das margens do rio São Francisco.

Quando não gosta de um pescador, ele afugenta os peixes para longe da rede, mas, se o pescador lhe faz um agrado, ele o ajuda para que a pesca seja farta. Há relatos de que ele também pode aparecer sob a forma de outros animais. Um pescador conta ter visto um animal morto boiando no rio; ao se aproximar com a canoa, notou que se tratava de um cavalo, mas, ao tentar se aproximar, para ver a marca e comunicar o fato ao dono, o animal rapidamente afundou. Em seguida, o barco começou a se mexer. Ao virar-se para o lado, notou o Caboclo d'Água agarrado à beirada, tentando virar o barco. Então o pescador, lembrando-se de que trazia fumo em sua sacola, atirou-o às águas, e o Caboclo d'Água saiu dando cambalhotas, mergulhando rio-abaixo.


Em junho de 2011, as supostas aparições deste ser mitológico em Barra Longa, Estado de Minas Gerais, chegaram a ganhar destaque na mídia nacional. Diversos animais das propriedades rurais estariam sendo mortos misteriosamente, e foi relatado ainda a morte de um homem, que teria sido vítima deste ser. Foi oferecida uma recompensa de R$ 10 mil por uma foto do mostro, e foram organizados grupos para a busca de evidências do Caboclo.

Inclusive, no dia 29 de junho teve uma reportagem especial no programa da Ana Maria Braga, no Mais Você.

Fonte: Wikipedia.

3 comentários:

UM CERTO SER disse...

O livro "UM CERTO SER" fala de uma viagem encantada do Caboclo D'água do Rio São Francisco desde sua nascente em São Roque de Minas-MG até a foz em Piaçabuçu no Oceano Atlântico.
Editora Scortecci/SP 2.009.
O Caboclo que protege seu ouro que é a água do Rio São Francisco.
A grandeza do homem que emprestou seu nome ao Rio é que o torna o rio da integração nacional.

UM CERTO SER disse...

O livro "UM CERTO SER", editora Scortecci-SP 2ª edição 2.009, 1ª edição em 2003.

Este livro tem o Caboclo D'água do Rio São Francisco.

Uma viagem encantada desde a nascente em São Roque de Minas-MG, até a foz do Rio São Francisco, no Oceano Atlântico, numa pequena canoa rústica de madeira. Viagem e tanto.

Unknown disse...

E um conto
Uma lenda
Ou uma fábula